Não sei se sempre fui assim e só agora me dei conta, ou se houve de fato uma mudança no meus valores e nas coisas que acho imprescindíveis.
É fundamental uma boa energia, pessoas receptivas, simpatia, alegria, sinceridade, ousadia e confiança. Posso afirmar que esses aspectos são fundamentais para um desenvolvimento pleno da nossa dança. Todo artista é movido a amor, seu combustível é a alegria e criatividade, e o apoio que se tem para realizar os sonhos, característicos de artistas por serem tão sonhadores, e na maioria das vezes, realizar esses sonhos. Ninguém entende nossos pensamentos, como vivemos, o que fazemos. Hoje por um breve momento fiz uma comparação básica de um salário de uma profissional de dança com o de uma secretária do lar. Cada trabalho tem seu valor, mas além do DRT e do SATED, nunca vi nenhum outro órgão que unisse nossa classe de fato, não conheço nenhum professor de dança com carteira assinada por exemplo. Temos pouquíssimo valor perante a sociedade e aos órgãos públicos, porém somos nós que promovemos qualidade de vida e bem estar, saúde, atividade física, arte. Todos que nos procuram, querem se sentir bem, querem relaxar, amam a dança, se arrependem profundamente ou ficam extremamente tristes se por algum motivo têm que parar por tempo indeterminado. E já que não temos valor no 'mundo real', a motivação deve acontecer como um ciclo vicioso dentro do nosso ambiente de trabalho. Por isso iniciei o texto dizendo ser fundamental alguns quesitos, e só percebemos o quanto eles são importantes, quando nos falta. Artistas são extremamente sensíveis, um olhar, um sorriso e um elogio sobre sua dança ou sua aula, vale muito mais do que qualquer outra coisa. Só quem é, sabe do que estou falando.
É interessante cuidar primeiro do seu interior para refletir no exterior. Nós sempre somos tão preocupados com a nossa imagem, o que postar na internet ou não postar, o que dizer ou não dizer. Seja você mesmo, cuide de você e da sua cabeça. Evite fofocas, evite contato com pessoas que não te agregam nenhum tipo de conhecimento, evite se envolver em confusões. O ideal é não trabalhar com "favoritismos", favorecer uma pessoa ou outra. É claro que no ambiente de trabalho, ambiente onde vivemos a maior parte do tempo, existem amizades sinceras e relações fortes. Porém, cuide para não desmerecer o trabalho de ninguém. O mundo bellydancer parece pequeno demais, parece saturado, mas a verdade é que existe espaço para todos que façam um trabalho digno, com respeito e honestidade. Inove nas ideias, faça algo jamais feito, proponha, pense, idealize, lute para conquistar e por fim realize todos os seus sonhos!
Lugar de realizar sonhos, é aqui mesmo. Realizamos em cima do palco, realizamos dando aula e promovendo o bem estar, realizamos sonho compartilhando nosso conhecimento, aprendendo a cada dia. Para mim, ser professora de dança do ventre, ser bailarina de dança do ventre é fazer parte de um mundo encantador, com energia positiva, com pessoas que tenham a mesma garra e confiança que você, que exista uma união em prol de algum motivo.
Por isso que eu digo: ENCANTE-SE, DANCE!
Bruna Nasssif.



